Olá,

Seja bem vindo à Pousada Pedra Angular, lugar gostoso para ficar no Rio Vermelho, bairro da boemia, poetas e amantes.

Onde ?

Em Salvador, Bahia, Brasil !

Te aguardo aqui,

Carlinhos


UM POUCO DA HISTÓRIA - POUSADA PEDRA ANGULAR

UM POUCO DA HISTÓRIA


A casa onde funciona hoje a Pousada, foi durante 28 anos, a residência da família Silva Fontes, lugar em que José Américo e Jujú, médico e assistente social, sergipanos de nascença, escolheram para viver uma vida alicerçada no amor e amizade, com seus filhos, João Paulo, Cristiane e Carlinhos, sendo esse
último o mais velho, hoje, dono da Pousada Pedra Angular.

Muitas histórias, emoções, encontros aconteceram nesse espaço mágico!

Mais vocês poderão perguntar:

Por que o nome Pedra Angular ?

Aí é que está o diferencial dessa história...

A Pedra Angular, nas construções antigas, era a pedra fundamental, preciosa, capaz de alinhar e sustentar toda a edificação tornando possível o seu crescimento, favorecendo
novas bases para novas construções.

O nome Pousada Pedra Angular surgiu com o propósito de resgatar princípios perdidos em nossa sociedade, quais sejam: união da família, respeito, diálogo, dignidade, serviço humanizado e muito aconchego, vindo a ser um lar, uma vez que o seu proprietário ali residiu desde sua infância, local de onde trouxe as melhores emoções e muitas histórias de encontros em família.

Sendo assim concluímos, a Pousada Pedra Angular pode ser mais que um espaço físico para hospedagem de quem a visita, e sim, um lar, onde sempre será lembrado por ser a sua casa no bairro do Rio Vermelho em Salvador, Bahia, Brasil.

Venha também ser protagonista desta história!


São Salvador, cidade de São Salvador...

São Salvador, cidade de São Salvador...

...Conheça um pouco mais...

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica do nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX. Situada na microrregião homônima, Salvador possui mais de 2,7 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, o terceiro mais populoso do Brasil e o oitavo mais populoso da América Latina . Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.642.682 habitantes recenseados em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.
Salvador é dividida em um número de bairros distintos, com os bairros mais conhecido sendo Pelourinho, Centro Histórico,
Comércio e Centro, todos localizados na parte oeste. Barra, com seu Farol da Barra e praias é onde um dos circuitos do Carnaval começa, o bairro está localizado na parte sul. Vitória, um bairro com muitos edifícios altos, está também localizado na parte sul. Campo Grande, com a Praça Dois de Julho e o Monumento à Independência da Bahia, também está na parte sul, como também o bairro da Graça, uma importante área residencial. Ondina, com o Jardim Zoobotânico de Salvador e o local onde o circuito Barra-Ondina do Carnaval termina, é um bairro ao sul da cidade.Itaigara, Pituba, Horto Florestal, Caminho das Árvores, Brotas, STIEP, Costa Azul, Armação, Jaguaribe e Stella Maris são os bairros mais ricos e os mais novos do centro da cidade e estão localizados na parte leste.
Rio Vermelho, um bairro boêmio com uma rica história arquitetônica e inúmeros restaurantes e bares, está localizado na parte sul.
Itapuã, conhecido em todo o Brasil, como a casa de Vinícius de Moraes e por ser o cenário da música "Tarde de Itapuã", está localizado na parte leste.

PÔR DO SOL NO RIO VERMELHO...

PÔR DO SOL NO RIO VERMELHO...

O BAIRRO DA CULTURA E DIVERSÃO...

O Rio Vermelho fica no litoral norte de Salvador, distante 25km do aeroporto e 9km do centro-histórico da cidade. Com três quilômetros de orla marítima, entre Ondina e Amaralina, e área de 2.270.800 metros quadrados (227,08 hectares), faz divisa com nove bairros: Amaralina, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz, Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação e Ondina.
Os primeiros freqüentadores das praias do Rio Vermelho chegaram no século XIX, atraídos pelas "águas milagrosas" do seu mar. De "estação de cura", o antigo arrabalde dos pescadores transformou-se no primeiro balneário turístico da Bahia.
Algumas das praias do bairro: Sereia, Paciência, Santana e Buracão. O nome Buracão é atualmente utilizado também para designar a antiga Prainha, uma vez que as duas foram unidas por uma vasta camada de areia depositada pelo mar após o surgimento do aterro do emissário submarino.

A praia do Buracão, que é a única no bairro livre da poluição, portanto recomendada à balneabilidade, fica a poucos metros da Pousada Pedra Angular.

Postagens Populares

ENQUETE 2013


Você voltará na Pedra Angular?

sábado, 16 de novembro de 2013

SALVADOR - CIDADE ALTA, CIDADE BAIXA

A cidade de Salvador foi fundada sobre uma falha geográfica medindo aproximados 75 metros.
Em razão desse fator geográfico, a cidade se formou em dois níveis, chamados Cidade Alta e Cidade Baixa. Em conseqüência, foram surgindo naturalmente os caminhos que, ao longo do tempo, transformar-se-iam em ladeiras, ligando os dois planos da cidade.

A primeira ladeira  reconhecida foi a Ladeira da Jequitaia, hoje Ladeira da Água Brusca, ligando o Santo Antônio Além do Carmo (isto é, além da Porta do Carmo) à Praia da Jequitaia.



Ladeira da Água Brusca ou Ladeira da Jequitaia

Para garantir este acesso, foram construídos dois fortes nas proximidades. Na parte de cima, o Forte do Barbalho e na parte de baixo, o Forte Santo Alberto.

Talvez pareça inusitada a construção de duas fortalezas com este objetivo. Não é! A Cidade Alta, onde começou Salvador, precisava de abastecimento de víveres, de carvão para aquecimento e de tantas outras coisas necessárias a sua sobrevivência. E tudo isto vinha da Cidade Baixa, do Porto da Lenha e outros locais de atracação de embarcações provenientes das diversas localidades da Baia de Todos os Santos. Para os lados da Vila Pereira, a coisa nunca andou muito bem. Até o donatário daquela área foi devorado pelos índios. Por essa razão e outras, a Porta Sul foi uma das últimas a ser aberta em direção a essa região.

A segunda ladeira assim reconhecida foi, sem dúvida alguma, a Ladeira da Conceição, com referências históricas desde 1587. Gabriel Soares, cronista da época escrevia:

“está no meio dessa cidade uma honesta praça em que se correm touros quando convém..., e dessa mesma banda da praça, dos cantos dela, descem dois caminhos em volta para a praia, uma da banda norte que é de serventia da fonte que se diz do Pereira e do desembarque da gente dos navios..."


Vista aérea do local acima

 Àquele tempo, ainda não existia a Ladeira da Montanha. Seus planos de construção começaram em 1873 e somente cinco anos após começaram os trabalhos de sua construção (1878).

Nenhum comentário: