Neojibá, Stomp, fanfarras, homenagem aos blocos de Jacu e Barão, Palhaços do Rio Vermelho e Baiana System. Estas são algumas das entidades que irão se apresentar no carnaval de Salvador em 2014. O "Movimento Furdunço", como é chamada ação, tem como objetivo trazer para avenida manifestações de diversos gêneros. Os desfiles acontecem na sexta-feira (28) e sábado (1º), no bairro do Campo Grande.
"É um movimento de entidades que estão espalhadas no carnaval e querem se integrar. Os desfiles acontecem com pequenos equipamentos, mas ampliam os espaços populares", disse Bellintani. A festa Momo acontece de 27 de fevereiro a 4 de março.
Segundo o prefeito, o Afródromo, desfile de representações culturais de matriz africana, irá tomar as ruas do circuito Osmar (Campo Grande) em três dias. As apresentações irão ocorrer no domingo (2), segunda-feira (3) e terça-feira (3), a partir das 18h.
Criador do movimento, o músico Carlinhos Brown também esteve presente durante o anúncio das mudanças no carnaval de Salvador. "A gente passa a ter um circuito. Conseguimos ordenar algo que estava perdido. O carnaval precisa passar por isso. Nós precisávamos disso, encontrar um lugar, trazer os blocos", comemora.
Deficientes
Um espaço para pessoas com deficiência será instalado na Praça da Piedade, que irá se transformar na Vila da Inclusão. A ideia é construir um camarote adaptado e também distribuir folhetos com programação em braille.
No Largo Dois de Julho, a prefeitura anunciou, em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), a criação de uma vila com programação musical, desfile de fantasias e praça de alimentação. Já no Passeio Público será instalada a Vila Infantil, que irá funcionar a partir do sábado de carnaval.
Tema
"O Carnaval de Salvador é diferente" foi divulgado como tema da folia no ano de 2014 . De acordo com o secretário, a escolha levou em consideração a pluralidade do carnaval e os 40 anos de participação dos blocos afros.
Circuitos
O circuito Osmar (Campo Grande) contará com 4 km e 5h de duração. A partir de 2014, os blocos irão fazer a armação dos trios do Largo dos Aflitos até o Passeio Público e os desfiles irão começar a partir do Hotel Sheraton. Segundo a prefeitura, os trios deixarão de passar pela Rua Carlos Gomes, que vai operar apenas como praça de serviços.
"Houve uma migração dos artistas para o circuito Barra-Ondina, e também foi uma parte do folião. Isso trouxe uma super demanda de pessoas para esse circuito, gerando desconforto. A gente entende que o equilíbrio da cidade é muito importante. O resgate do circuito do centro é muito importante. O Campo Grande vai se transformar em uma grande passarela, o desenho da praça do Campo Grande vai ser inteiramente modificado", afirma o prefeito ACM Neto.
"A grande novidade para esse circuito é a extinção da passarela em frente ao Teatro Castro Alves. Com a construção, o folião dava as costas para o teatro. Vamos tirar aquilo tudo e transformar em uma grande praça, não mais aquela estrutura enorme que separa o povo da passarela", garante o secretário.
Já os circuito Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Pelourinho) terão poucos mudanças. Passando atualmente por reformas, a região do bairro da Barra foi garantida no carnaval mais uma vez pelo prefeito. “O circuito da Barra está muito fortalecido, principalmente com as obras. O carnaval vai acontecer, ainda mais bonito. Do Porto ao Barra Center as obras estarão entregues até o carnaval”, disse ACM Neto. "Permanece com sua estrutura praticamente inalterada. Pequenos deslocamentos de estruturas serão feitos para funcionar melhor", acrescentou o secretário Guilherme Bellintani.
Ambulantes
Somente trabalhadores cadastrados poderão atuar durante o carnaval. De acordo com o prefeito, eles receberão fardamento e equipamentos para trabalhar nos circuitos. "Não haverá aumento de taxa, mas a gente precisa organizar o carnaval da cidade. Não haverá isopor na avenida. Será uma estrutura pequena de ferro, que permite que o ambulante guarde seu material. Isso ele recebe gratuitamente", conta o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário